O Palmeiras está definitivamente na briga pelo título brasileiro. Neste domingo, ao final da 30ª rodada, o Verdão visitou o Juventude e em um jogo muito insano venceu por 5 a 3 para assumir a liderança. Raphael Veiga, com um hat-trick, comandou a vitória. Estêvão e Richard Rios também marcaram.
Com a vitória e uma invencibilidade de 10 jogos, o Palmeiras chegou aos 60 pontos e se juntou de vez ao Botafogo na briga pelo título. O Alvinegro agora tem apenas 1 ponto a mais. O Juventude, com 34 pontos, está na 14ª colocação e apenas 2 pontos acima da zona de rebaixamento.
Duelo aberto e o brilhantismo de Estêvão
O jogo foi animado desde os primeiros minutos, com as duas equipes cedendo espaços na defesa. O Palmeiras acelerou desde cedo, buscando principalmente os pontas. Felipe Anderson errou na tomada de decisão e travou dois ataques promissores. Estêvão se encaixou diversas vezes no mano a mano e fez jogada polêmica após ser derrubado na área por Alan Ruschel. O juiz ordenou que continuasse.
O Palmeiras não conseguiu ter muito controle da partida e tentou acelerar o tempo todo, muitas vezes através de contra-ataques. O Juventude teve dificuldades para chegar à área e deu os primeiros chutes de fora da área. O Verdão (de São Paulo) então saiu na frente. Aos 22, Felipe Anderson desviou para o meio e chutou na área. Estêvão já dominou tirando do goleiro e completou para o gol vazio.
O Juventude quase empatou pouco depois, quando Jadson chutou de fora da área, acertando no ângulo, mas a bola explodiu na trave. A resposta do Palmeiras foi imediata e Estêvão abriu espaço e desviou para Matheus Claus. O time gaúcho continuou insistindo nos chutes de longa distância, mas não enfrentou mais perigo.
A bola parada foi importante para o Juventude. Aos 35, após cobrança de escanteio, Lucas Barbosa desviou na primeira trave e Danilo Boza apareceu no lado oposto para marcar o gol vazio e empatar. Felipe Anderson teve tudo para empatar aos 39 minutos, quando recebeu cobrança de falta na área da esquerda e cara a cara com o goleiro, cobrou muito e a bola passou rente à trave.
O Palmeiras continuou encontrando espaços com facilidade e não demorou para ser fatal. Aos 44, Estêvão foi novamente lançado pela direita, rolou para trás e Veiga, livre na meia-lua, bateu forte no contrapé do goleiro para marcar. O Juventude ainda levou um susto com cabeçada de Carrillo, mas o placar não mudou no primeiro tempo.
Veiga decide e Palmeiras fica na liderança
O segundo tempo começou com bola na rede. Aos 4, após cobrança de escanteio e erro de Weverton, João Lucas pegou a bola pela direita, bateu para o meio e Ronaldo completou para a rede. Tudo igual novamente. Mas o Palmeiras reagiu no minuto seguinte. Richard Rios acertou no corpo do zagueiro na área, bateu cruzado e Veiga desviou para a rede. 3 a 2.
Para frente e para trás, o Juventude conseguiu dois chutes perigosos logo de cara. Ronaldo ganhou a bola alto após cruzamento da direita e cabeceou ao lado do gol. Em seguida, Carrillo foi lançado pela direita, começou sem marcação e expulso. Depois o Palmeiras conseguiu maior tranquilidade com o quarto gol. Aos 18, Richard Rios cobrou falta longa e forte, a bola bateu na barreira e enganou o goleiro.
Mas os ataques foram realmente inspirados. Aos 23, Edson Carioca pegou uma caneta dentro da área e disparou de canhota para fazer o terceiro do Juventude. O time gaúcho tentou ocupar o campo de ataque em um jogo cada vez mais nervoso. O Palmeiras ficou mais cauteloso e preso na defesa, acelerando no contra-ataque com Estêvão.
O Juventude tentou pressionar. Aos 39, Marcelinho pegou na entrada da área e passou para defesa de Weverton. Aos 43, Danilo Boza colocou na área, Erick Farias encobriu o goleiro palmeirense, que reagiu e segurou. Aos 45, em contra-ataque fatal, Veiga encontrou Vanderlan na cara do gol e completou o hat-trick. Verdão aliviado.